A DHL Supply Chain Ibérica, uma subsidiária do operador logístico líder DHL Supply Chain, e a L’Óreal Espanha e Portugal criaram o programa Making Possible a Green Logistic. Dotado de inúmeras iniciativas, este programa pressupõe um «passo gigante» na direção de uma cadeia de abastecimento mais ecologicamente eficiente e um avanço para a meta de emissões zero, refletindo uma das políticas mais sustentáveis da indústria logística em Espanha.
Uma dessas iniciativas consiste na utilização de novos elementos para embalar paletes que eliminam o uso da película plástica. Em substituição, são utilizadas mangas de ráfia reutilizáveis com cintas de segurança ajustáveis, que podem ser utilizadas até 1000 vezes. O sistema de embalagens, denominado Big-Belt, é uma iniciativa «pioneira» em Espanha, que foi introduzida pela DHL na operação logística da L’Oréal Espanha e Portugal.
Como afirma Jorge Raquita, diretor comercial da Big-Belt, empresa brasileira que patenteou o novo sistema de embalagens, “graças à DHL e à L’Oréal introduzimos o Big-Belt em Espanha, sendo a segunda operação que temos na Europa”. “Com este sistema, ambas as empresas preveem evitar a utilização de cerca de quatro toneladas de plástico em 2022 e deixar de emitir mais de 13 toneladas de CO2 este ano.”
A DHL está ainda a desenvolver um projeto para implementar o uso de Biofilme ecológico, um novo tipo de filme em que 51% do material é oriundo de plástico reciclado.
Pablo de Valdenebro Garrido, diretor de Operações da L’Oréal Espanha e Portugal, explica que, “através do programa ‘LOréal for the Future’, que envolve toda a nossa cadeia de valor e em colaboração com todos os nossos fornecedores e parceiros, como a DHL e empresas de transporte, decidimos acelerar os nossos esforços para cumprir com os nossos compromissos de salvaguarda do meio ambiente até 2030”. “Estamos, assim, perante uma transformação radical em que a nossa cadeia de abastecimento e, em concreto a DHL, desempenham um papel fundamental.”
A L’Oréal é a primeira e única empresa do mundo a obter a pontuação ‘A’ nas três classificações CDP – proteção climática, gestão da água e preservação florestal – durante seis anos consecutivos. Por sua vez, a DHL estabeleceu, desde 2008, metas de sustentabilidade ambiciosas e, em 2017, converteu-se na primeira empresa logística do mundo a definir o objetivo de reduzir as suas emissões de gases de efeito de estufa até zero em 2050 com o seu programa Go Green. Além disso, anunciou um investimento a rondar os sete mil milhões de euros em soluções logísticas neutras do ponto de vista climático até 2030.
Além do Big-Belt, a DHL desenvolveu, em conjunto com a L’Óreal, o projeto Green Box 3.0, que, através de um novo design de caixas, que inclui quatro modelos diferentes, e a instalação de estações de fecho automático de pacotes, consegue melhorias significativas. Entre as quais, a otimização do cartão e a eliminação do plástico, uma melhor adaptação aos diferentes volumes de pedidos, uma nova solução adesiva termofúsivel, a diminuição do risco de perdas de encomendas e, por conseguinte, de reabastecimento, ou a melhoria da capacidade dos camiões.
Todas as caixas de cartão utilizadas para embalar as encomendas da L’Oréal realizadas pela DHL são feitas a partir de matérias-primas 100% recicladas e recicláveis. A iniciativa Green Box 3.0 contribui para o objetivo ‘emissões zero’ com uma poupança anual de 373 toneladas de CO2 para a atmosfera, 66,6% do total do programa Making Possible a Green Logistic.
Além destes exemplos, a DHL está a investigar e a testar novos modelos e práticas a implementar no futuro, para progredir até às emissões zero em 2050.
A operação Making Possible a Green Logistic que a DHL Supply Chain desenvolveu para a L’Oréal Espanha é gerida a partir do centro logístico que o operador tem localizado em Quer (Guadalajara), com um armazém de 52 mil m2. Trata-se de um centro logístico eficiente e comprometido com o meio ambiente, que responde ao desafio global da empresa para conseguir Emissões Zero de CO2 em 2050.