A DB Schenker abriu um novo terminal logístico sustentável na zona de Estocolmo Sul, Almnäs. O novo terminal, que está integrado na rede europeia da DB Schenker, opera com 98 portas sobre uma área de 122.000 m2 e «obedece aos mais rigorosos requisitos ambientais e de sustentabilidade». A sua instalação levou à criação de 200 novos postos de trabalho. O terminal central de processamento pode entregar 4.000 encomendas por hora e tem uma área total de 14.400 metros quadrados. Isto torna-o num dos maiores da rede da DB Schenker, que também inclui 29 terminais em toda a Suécia.
“Este novo terminal melhora o serviço para os nossos clientes em Södertälje e Södermanland do norte”, diz Magnus Strand, CEO da DB Schenker Cluster Suécia, Dinamarca, Islândia. “Além disso, a instalação proporciona cerca de 200 novos postos de trabalho”.
“O nosso terminal em Södertälje permite tanto a entrega mais cedo como a recolha mais tarde para os nossos clientes a sul de Estocolmo”, adianta Franco Carbajal, chefe do novo Distrito de Södertälje da DB Schenker. “Esta é uma grande vantagem tanto para os emissores como para os destinatários”. Temos também agora uma maior fiabilidade de entrega porque as mercadorias já não têm de passar por Estocolmo como costumavam fazer”.
O terminal está equipado com células solares com uma capacidade de 150kW, que produzirão aproximadamente 140.000 kWh de energia por ano. Também utiliza energia geotérmica, o que result «num impacto mínimo sobre o ambiente». Pontos de carregamento para veículos eléctricos são instalados em portões de carga e em parques de estacionamento. O local está também preparado para a conversão para uma frota de veículos totalmente eléctricos e tem todos os pré-requisitos para se tornar um futuro centro logístico, graças à sua localização perto da principal autoestrada sueca, a E20/E4, garante a empresa.