O Porto de Setúbal anunciou que cresceu 4,7% em 2021, com um total superior a 6,5 milhões de toneladas movimentadas num ano que ficou marcado pela «grande resiliência e dinamismo dos parceiros da Comunidade Portuária de Setúbal», apesar da pandemia e dos constrangimentos dela derivados.
Este crescimento do volume de carga foi impulsionado principalmente pelo segmento da carga geral, que registou um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando cerca de 3,7 milhões de toneladas. A carga fraccionada registou um crescimento de 35%, ultrapassando 1,5 milhões de toneladas movimentadas.
Na carga ro-ro, foram movimentadas pelo Porto de Setúbal cerca de 263 mil viaturas, o que representou um crescimento de 10% face ao ano anterior. Já a carga contentorizada registou um aumento de 1,8%, com cerca de 172 mil TEU.
Mais um ano em que se consolida a vocação exportadora do porto, que atingiu 54% do volume total movimentado, com destaque para a carga ro-ro e contentores, a primeira, com cerca de 71%, aproximadamente 188 mil viaturas, que aumentou 18% em relação ao número de viaturas exportadas no mesmo período do ano anterior e, nos contentores, com 52%, representando cerca de 89 mil TEU.
Por terminais, destacam-se os de serviço público com um incremento de 8,5% no volume de mercadorias movimentado, com especial enfoque para os Terminais TMS-1 (Tersado) e Terminal TMS-2 (Sadoport), com 33,5% e 2,3% respetivamente, e o Terminal Ro-Ro com 5%.
No crescimento da movimentação de cargas nos terminais de uso privativo, realçaram-se os da Tanquisado/Eco-Oil, com 31,4%, das Praias Sado, com 15,8% e da Secil, com 14,4%.