A Volkswagen Autoeuropa desenvolveu e integrou pela primeira vez 12 “bots” nas suas operações para desburocratizar e automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, permitindo uma optimização de processos de trabalho.
Os “bots” têm como objectivo facilitar a carga de trabalho às equipas que executam diariamente actividades repetitivas, de grande volume ou muito morosas. Estes automatismos (RPA – Robotic Process Automation) foram desenvolvidos por uma equipa que integra representantes de todas as áreas da fábrica. Foram identificados processos de trabalho não relacionados com a produção dos carros e que pudessem ser alvo de automatização através de um “bot”.
De referir que os “bots” são aplicações que permitem simular acções humanas, podendo ter alguma inteligência artificial e têm a capacidade de interagir com diferentes aplicações (OfficeSuite, Internet/Intranet, entre outros), entre outras funcionalidades.
Cinco “bots” estão implementados na área das prensas, seis na área das finanças e um na engenharia industrial e sistema de produção, que levam a cabo tarefas como recolha de certificados de qualidade nas páginas dos fabricantes, leitura e armazenamento de anexos de acordo com a sua natureza, validação de facturas e de números de contribuinte em transacções intercomunitárias e recolha automática de relatórios de produção e a sua actualização nos sistemas de qualidade da fábrica.
Estão ainda a ser criados projectos nas áreas da logística, qualidade e engenharia industrial, e existe um portfolio com novas ideias em diferentes âmbitos fruto do grupo de trabalho.