O grupo norte-americano especialista na produção de componentes para a indústria automóvel BorgWarner vai ter uma nova unidade industrial em Portugal. Situada no Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo, a nova unidade terá uma localização próxima à unidade do grupo já existente no mesmo parque. O projecto e a construção está a cargo da construtura Garcia Garcia.
Trata-se de um edifício industrial com cerca de 17 mil m2, concebido para obtenção da Certificação LEED, um certificado internacional que avalia a sustentabilidade dos edifícios desde o design à manutenção, passando pela construção e operação. A conclusão da empreitada está prevista para 2022 e permitirá criar cerca de 300 novos postos de trabalho na região.
Já em 2014, a BorgWarner confiou à construtora portuguesa o projecto e construção do seu complexo industrial em Viana do Castelo, «assinalando um marco para a região». O projecto, na altura reconhecido como de Potencial Interesse Nacional (PIN), permitiu à multinacional norte-americana aumentar a sua capacidade e flexibilidade produtiva em Portugal.
A BorgWarner renova agora a confiança na Garcia para o projecto e construção de uma nova unidade industrial, que será dedicada à produção de motores eléctricos.
O Grupo BorgWarner é especialista em soluções de tecnologia limpa e eficiente para veículos de combustão, híbridos e eléctricos. Com fábricas e instalações técnicas em 96 localizações, distribuídas por 24 países, a empresa emprega cerca de 50 mil pessoas. Este grupo norte-americano é um dos maiores produtores mundiais de componentes para a indústria automóvel e tem como foco acelerar rumo à electrificação. Em Portugal, a BorgWarner emprega cerca de 950 trabalhadores, encontrando-se já a recrutar trabalhadores para esta nova unidade, que deverá iniciar produção em 2023.