Auto Sueco Portugal lança camião Volvo FL Elétrico

A Auto Sueco Portugal, empresa do grupo Nors, apresentou no passado dia 6 de Setembro, no Autódromo do Estoril, o camião Volvo FL elétrico, que juntamente com o Volvo FE Elétrico constituem a oferta actual de electromobilidade da marca sueca, no mercado nacional.

A Volvo Trucks acredita que chegou o momento de acelerar a adopção da electrificação no transporte rodoviário de mercadorias. Esta perspectiva positiva baseia-se na capacidade dos camiões eléctricos da Volvo satisfazerem uma grande variedade de necessidades de transporte, começando pelo transporte urbano e de recolha de resíduos, «onde as soluções totalmente eléctricas são mais relevantes».

A estratégia da Volvo Trucks passa por cumprir o Regulamento Europeu de Dióxido de Carbono e Consumo de Combustível, que entrou em vigor em 2019. A marca tem como objectivo a diminuição das emissões de dióxido de carbono de 50% até 2030 e de 100% até 2040. Para 2050, o objectivo é de neutralidade carbónica. Em termos de vendas, os camiões electrificados devem representar 45% do total em 2030 e os totalmente eléctricos cerca de 35%.

Os operadores de transportes nacionais e internacionais estão, também eles, a demonstrar um forte interesse nos veículos eléctricos. Isso decorre dos seus próprios objectivos climáticos ambiciosos, bem como da exigência por parte dos consumidores para a descarbonização e transportes mais limpos nas cidades.

O Volvo FL Elétrico é ideal para transportes urbanos de entregas e recolha de resíduos. «Com zero% de emissões e menos ruído, os nossos clientes conseguirão recolher e entregar mercadorias em locais onde os camiões convencionais não podem ir. É a “via verde” nas zonas ambientais. Com esta solução passarão a poder entrar directamente nos armazéns em vez de ficar lá fora», explica a empresa.

Das vantagens competitivas de um camião eléctrico, a marca destaca o facto de ser mais silencioso, criar menos ruído e vibrações na cabine, bem como um ar mais puro que melhoram o ambiente de trabalho quer para os motoristas, quer para os cidadãos. Os camiões eléctricos requerem ainda uma assistência técnica diferente e menos frequente quando comparados com um camião tradicional.

 

Written by