O Lidl Portugal em parceria com a Portugal Fresh permitiu exportar 18,2 mil toneladas de frutas e legumes nacionais de Março de 2020 a Fevereiro de 2021, correspondendo a 1064 camiões que sairiam de Portugal com destino a oito países europeus (Alemanha, Irlanda, França, Espanha, Reino Unido, Polónia, Bélgica e Suíça). O anúncio foi feito na passada terça-feira.
Num contexto adverso o Lidl Portugal permitiu que 390 produtores, que empregam cerca de 6.800 colaboradores, pudessem manter os seus canais de fornecimento, ao mesmo tempo que impulsionou a produção nacional para os vários mercados onde tem presença. «Recorde-se que o Lidl assume a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa, sendo a insígnia que oferece abertura ao maior número de diferentes mercados», adianta o retalhista em comunicado.
Dos produtos exportados destacam-se a pera rocha, melão, frutos vermelhos, melância, nectarinas, castanhas, couve-coração, abóbora manteiga e cenouras bio, tendo duplicado a diversidade de produtos exportados, em apenas 2 anos. 2020 foi igualmente o ano em que o retalhista iniciou a exportação de citrinos certificados IGP, levando 1300 toneladas de laranjas e limões do Algarve para a Alemanha, com a laranja a representar mais de 90% desta exportação. O Lidl Portugal é responsável pela compra de mais de 70% deste tipo de produtos, sendo «um dos maiores compradores» de citrinos do Algarve IGP, para o mercado nacional e internacional. A pera rocha continuou a ser o «produto estrela de exportação», com cerca de 9600 toneladas exportadas, das quais quase 5800 para o mercado alemão.
Já no início deste ano o Lidl alargou o seu portefólio e iniciou a exportação de pêssego para a Alemanha. Esta fruta está actualmente a chegar a 922 lojas, representando cerca de 29% de lojas na Alemanha.
Todos os fornecedores de frutas e legumes do Lidl possuem a certificação Global G.A.P e G.R.A.S.P, que para além de garantir que a agricultura é segura e que os possíveis impactos negativos da mesma estão a ser reduzidos, serve de garantia também para questões como as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.
Para Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal: «Os bons resultados da campanha deste ano em conjunto com a Portugal Fresh, de quem somos parceiros desde 2014, são o reflexo do compromisso do Lidl com os produtores nacionais. Num ano particularmente complicado para todos, fizemos questão de manter a via da exportação, tendo alargado o portefólio de produtos exportados e ajudando ainda mais os nossos parceiros. É para nós um orgulho poder levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes».
Já Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh, adiantou que: «O trabalho de promoção que tem sido desenvolvido nos últimos dez anos pela Portugal Fresh e a parceria que firmámos com o Lidl foram cruciais para garantir a comercialização da produção nacional num contexto muito difícil. Na última década o valor das exportações do sector das Frutas, Legumes e Flores duplicou e, em 2020, conseguimos aumentar em 4,4% as vendas para os mercados internacionais atingindo, pela primeira vez, os 1683 milhões de euros. Os bons resultados são um claro sinal, não só do reconhecimento e valorização dos produtos portugueses nos mercados externos, mas também da enorme resiliência e profissionalismo dos produtores portugueses. Acreditamos que o reforço desta importante parceria com o Lidl irá ajudar o sector a chegar cada vez mais longe e a mostrar ao mundo a indiscutível qualidade dos nossos produtos».