A Jungheinrich, especialista em intralogística, anunciou que está a produzir sistemas de estanterias de paletização em Portugal numa parceria estabelecida com a Stow, através da sua fábrica de Ovar. Numa primeira fase está prevista a produção de 7.500 toneladas ao ano, com um máximo de 650 toneladas por mês. Para 2024 é esperado um volume de 12.000 toneladas.
Esta parceria tem como foco a produção para o mercado interno, bem como a exportação de estanterias para Espanha, Sul da França, África do Sul, Brasil, Equador e Peru. Segundo a Jungheinrich, «a produção em Portugal levará à redução de custos, mantendo a qualidade do produto».
A parceria com a Stow, especialista no fabrico de sistemas de estanterias, para Portugal representa uma nova etapa na implementação do programa global da Jungheinrich – NRC (New Racking Concept), lançado em 2016. Este programa prevê a criação de unidades de produção para o fabrico de sistemas de estanterias a marca em diferentes países com base em parcerias locais. «O objectivo do programa é organizar a produção de equipamentos de estanterias que atendam aos mais altos padrões de qualidade europeus, garantindo o nível de preços competitivos no mercado regional, reduzindo os custos e tempos de logística de transporte», explica a empresa.
Esta parceria em Portugal é o sexto projecto da Jungheinrich implementado no programa NRC, depois da Bélgica, Itália, Turquia, Rússia e República Checa.
Devido à localização da fábrica em Ovar permite abastecer as Sales Units de Portugal, Espanha e Sul da França, numa lógica de proximidade de mercado. «A vantagem no custo de aquisição aumenta a competitividade dos países mencionados», explica a Jungheinrich, sendo que «a escolha da Stow recaiu no desempenho e preço, bem como na experiência de muitos anos na produção de entanterias».
Na fábrica de Ovar a Jungheinich vai produzir Sistemas de Estanterias de Paletização Convencional, Sistemas de Drive- In e Estanterias para Shuttle UPC.