41% dos ocupantes preveem expandir o espaço de armazém no próximo ano

Promotores e investidores estão a acelerar a atividade económica, antecipando uma recuperação do mercado logístico europeu, enquanto os ocupantes mantêm uma abordagem mais estratégica e cautelosa nas decisões de crescimento. Esta é uma das principais conclusões do 5º Censo Anual de Logística Imobiliária Europeia, publicado pela Brookfield Properties, Savills e Analytiqa. O estudo, que recolheu 715 respostas de investidores, promotores e ocupantes em toda a Europa, revela as tendências estruturais que estão a moldar o futuro do setor.

Depois de um período de forte atividade, espera-se que 2025 registe um ritmo mais moderado no mercado. O setor industrial consolida o seu dinamismo com as estratégias de nearshoring e reshoring. A posição estratégica de Portugal aliada a custos energéticos mais baixos na Península Ibérica, tem atraído novas empresas que procuram espaço para servir os mais diversos mercados.

Por sua vez, a taxa de disponibilidade no território nacional situa-se nos 3,5%, refletindo a escassez de desenvolvimento de projetos no país ao longo dos últimos 15 anos.

Segundo Pedro Figueiras, Head of Transactions da Savills Portugal “esta limitação na oferta tem gerado uma pressão crescente sobre as rendas, especialmente em ativos de qualidade. O mercado tem sido limitado pela baixa qualidade e obsolescência do stock no entanto, o pipeline de projetos especulativos que se está a desenvolver contribuirá para o desenvolvimento e crescimento do mesmo, desbloqueando tanto a atividade ocupacional, como a de investimento no segmento.”

A confiança dos investidores continua a crescer, com 46% a considerar que as condições de mercado estão mais favoráveis do que há um ano e 56% a prever um aumento no investimento ao longo dos próximos 12 meses. Os promotores acompanham esta tendência, com 36% a planear construir mais espaço, o que representa um crescimento de 12% face ao ano anterior. Este cenário traduz um otimismo cauteloso por parte dos ocupantes: 41% projetam um aumento nas suas necessidades de espaço logístico ao longo do próximo ano, apesar de 57% terem optado por adiar ou reduzir os seus planos de expansão.

 

Promotores procuram oportunidades na Europa Ocidental

A Europa Ocidental mantém-se como o principal motor de crescimento económico, com os ocupantes a apontar a Alemanha e França como destinos prioritários para a expansão. Cerca de dois terços estão focados em unidades de médio porte, entre 5.000 e 9.999 m². Os promotores, por sua vez, têm vindo a apostar na construção de grandes unidades, o que revela uma falta de sintonia com as necessidades atuais dos ocupantes e os formatos de espaço que estão a ganhar relevância no mercado.

 

ESG e IA redefinem estratégias

A regulamentação ESG assume um papel cada vez mais estratégico na transformação do setor, com 88% dos ocupantes a reconhecê-la como um motor de mudança estrutural.

Em paralelo, a inteligência artificial está a acelerar a inovação: 82% consideram-na uma tecnologia transformadora: um crescimento de 25% face ao ano anterior.

A Inteligência artificial e a otimização de análise de dados estão no topo das prioridades de investimento dos ocupantes.

Written by