A Volvo Trucks lançou o novo camião elétrico desenvolvido para a distribuição urbana mais pesada e operações de transporte de resíduos com pesos brutos até 27 toneladas – o Volvo FE Elétrico.
Este lançamento decorre três semanas depois da marca ter revelado o seu primeiro camião integralmente elétrico, o Volvo FL Elétrico.
“Com a introdução do Volvo FE Elétrico, temos uma gama completa de camiões elétricos para operações urbanas e damos mais um passo estratégico no sentido do desenvolvimento da nossa oferta total de soluções de transporte elétricas. Isso abre a porta a novas formas de cooperação com cidades que pretendem melhorar a qualidade do ar, reduzir o ruído do trânsito e diminuir os congestionamentos em horas de ponta, dado que as operações comerciais podem ser realizadas silenciosamente e sem emissões de gases de escape, às primeiras horas de manhã ou à noite”, diz Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks.
O primeiro Volvo FE Elétrico, um camião de recolha de resíduos com uma superestrutura desenvolvida em conjunto com o maior construtor de superestruturas da Europa, a Faun, vai começar a trabalhar no início de 2019 na segunda maior cidade da Alemanha, Hamburgo, conhecida pela promoção de iniciativas que visam melhorar o desenvolvimento urbano verde e sustentável.
Sobre os benefícios ambientais dos camiões elétricos, Rüdiger Siechau, CEO da Stadtreinigung Hamburg, adianta que “Atualmente, cada um dos nossos 300 veículos de recolha de resíduos convencionais emite aproximadamente 31.300 kg de dióxido de carbono todos os anos. Um camião de recolha de resíduos elétrico a bateria com autonomia para um turno completo de oito a dez horas é uma tecnologia inovadora. Outro benefício é o facto de a Stadtreinigung Hamburg gerar eletricidade neutra para o clima que pode ser utilizada para carregar as baterias.”
Para além dos veículos, a Volvo Trucks irá disponibilizar análise de rotas a serviços e financiamento, através da sua rede de concessionários e oficinas em toda a Europa.