A Toyota anunciou a inclusão de conectividade, como standard, em toda a sua gama de equipamentos de armazém. Segundo a empresa todos os equipamentos de armazém produzidos na fábrica da Toyota em Mjölby, na Suécia, serão “Equipamentos Inteligentes”, equipados com a tecnologia necessária para transmitir dados de atividades e diagnósticos, que serão automaticamente coletados numa base de dados centralizada, permitindo à Toyota e aos clientes trabalhar com esta informação.
«Comprometemo-nos a fornecer a tecnologia para apoiar os nossos clientes na eliminação de desperdício nas suas operações e para uma logística lean», afirmou Matthias Fischer, presidente e diretor executivo da Toyota Material Handling Europe. «Para os nossos clientes, isto significa que podem medir com precisão a performance dos equipamentos e ter uma perceção clara do desempenho do operador, para além de poder gerir choques e a eficiência em áreas-chave, como a utilização de baterias. O objetivo é maximizar a utilização e, portanto, reduzir o desperdício associado a equipamentos inativos, bem como, adotar medidas para reduzir erros e danos associados».
A Toyota poderá usar os dados coletados a nível global para se preparar para novos avanços, como a manutenção preditiva com base nas horas reais de operação, e nos programas de aluguer adaptados à utilização.
Em Portugal, já existem no mercado mais de 1000 equipamentos Toyota com a solução de serviço I_Site e desde o início deste ano os equipamentos entregues pela Toyota Caetano Portugal aos seus clientes já são Equipamentos Inteligentes.