A PSA Sines, concessionária do Terminal XXI, investiu em quatro novas gruas de parque e um novo pórtico de cais, equipamento este que irá entrar em operação no início de 2019.
As quatro novas gruas de parque “RTG E-one” combinam as tecnologias diesel e elétrica, «proporcionando uma otimização do consumo de combustível e baixas emissões de dióxido de carbono», segundo comunicado. Estes novos equipamentos, que têm capacidade para movimentar contentores até 41 toneladas, iniciam agora uma fase de testes com vista a estarem totalmente operacionais no início de 2019.
Também o novo pórtico de cais que atualmente está a ser assemblado dentro da instalação portuária ficará operacional no início do próximo ano. Trata-se do décimo pórtico e pertence à última geração de gruas Super Post-Panamax que oferecem um alcance de 72,5 metros, permitindo movimentar até 24 fiadas de contentores a bordo dos navios.
Estes investimentos em equipamentos de movimentação de contentores permitem melhorar as condições operacionais do Terminal XXI. Com esta aposta a PSA Sines «reforça a qualidade dos serviços prestados aos clientes do Porto de Sines, posicionando-se de forma ainda mais competitiva no mercado de movimentação dos maiores navios do mundo.»