Sync PT da GS1 Portugal atinge mais de 130.000 referências de produto e mais de 1000 empresas

 

138691 produtos, 1011 empresas, 176059 imagens. Três anos após o lançamento da Sync PT da GS1 Portugal, que veioresponder às exigências de “informação relevante e de qualidade ao consumidor” nos canais de venda online e mobileimpostas pelo regulamento 1169/2011/UE e às necessidades de rastreabilidade e sincronização de dados tempo real entre os vários players da cadeia de valor, a inovadora plataforma de sincronização de dados de produto, normalizados e globais, inclui, entre as já quase 1000 empresas aderentes, marcas e insígnias como os retalhistas Auchan, Dia, El Corte Inglês, Intermarché, Makro, Recheio, SONAE, Uniarme e os fabricantes Danone, Frutas Patrícia Pilar, NESTLÉ, Nobre, Reckitt Benckiser, Pepsico, Unicer ou Unilever.

“No mundo da omnicanalidade (acesso a qualquer produto ou serviço, em qualquer lado, hora, dispositivo ou ponto de venda) e da Indústria 4.0, o consumidor europeu exige, hoje, das suas marcas mais que o binómio preço vs. serviço; exige transparência, segurança e fiabilidade dos dados dos produtos que consome e em tempo real”, afirma João de Castro Guimarães. Para o Diretor Executivo da GS1 Portugal, “a entrada em vigor do 1169/2011/UE no final de 2014 foi o corolário de um progressivo empowerment do consumidor. E, sem dúvida, a nossa solução Sync PT, criada para responder a uma necessidade específica do Retalho Alimentar, é hoje utilizada, de uma forma transversal, por diversos sectores de mercado e com diferentes finalidades”.

Lançada em 2014 e desenvolvida de forma colaborativa com o endorsement de produtores, retalhistas e respetivas associações (APED, FIPA e Centromarca), a Sync PT, assente no Sistema de Normas GS1, funciona como um catálogo digital, tanto para a gestão interna das empresas, como para a partilha de informação – global, fiável e automática – entre os parceiros de negócio. Permite, finalmente, a ligação e sincronização em tempo real com portais idênticos em todo o mundo, um fator essencial à fluidez, rastreabilidade, visibilidade, segurança e eficiência das cadeias de aprovisionamento globais em diversos sectores de actividade.

Written by