A Stellantis e LG Energy Solution (LGES) anunciaram a assinatura de acordos vinculativos e definitivos para criar a primeira unidade de fabrico de baterias, em grande escala, destinadas a veículos elétricos e a utilização doméstica, no Canadá. A joint-venture irá produzir células e módulos de baterias de iões de lítio, com tecnologia de ponta, para satisfazer uma parte significativa das necessidades de produção de veículos da Stellantis na América do Norte.
A joint-venture irá investir mais de cinco mil milhões de dólares canadianos (cerca de 4,1 mil milhões de dólares norte-americanos) para estabelecer as suas operações, que incluirão uma nova fábrica de baterias em Windsor, cidade da região do Ontário, no Canadá. As obras de construção da unidade fabril deverão arrancar ainda este ano, estando previsto que as operações de produção se iniciem no primeiro trimestre de 2024.
A fábrica pretende alcançar uma capacidade de produção anual superior a 45 gigawatts por hora (GWh), prevendo-se que crie cerca de 2.500 novos postos de trabalho em Windsor e nas áreas circundantes. As autoridades Municipais, Provinciais e Federais do Governo Canadiano irão apoiar, em pleno, o sucesso da operação desta joint-venture.
Com a fábrica de baterias localizada em Windsor, Ontário, onde se situa o maior cluster automóvel do Canadá, a Stellantis e a LGES esperam que a fábrica sirva de catalisador para o estabelecimento de uma forte cadeia de fornecimento de baterias na região. O Canadá está empenhado em criar um ecossistema local de baterias alargado, aproveitando, entre outros aspetos, a sua liderança na produção de eletricidade a partir de fontes renováveis.
“A nossa joint-venture com a LG Energy Solution representa mais um passo para alcançarmos o nosso agressivo mapa de eletrificação na região, tendo como objetivo atingir 50% das vendas de veículos elétricos a bateria nos EUA e Canadá até ao final da década”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
Parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos para alcançar, até 2030, vendas anuais globais de veículos elétricos a bateria de cinco milhões de unidades, atingindo 100% do mix de vendas de automóveis de passageiros BEV na Europa e 50% do mix de veículos ligeiros e de light duty trucks BEV na América do Norte. A Stellantis visa também aumentar em 140 GWh a capacidade de aprovisionamento de baterias, para cerca de 400 GWh, com cinco ‘giga-fábricas’ de baterias, juntamente com contratos adicionais de fornecimento.
Com os mais recentes anúncios, a LG Energy Solution garante, agora, uma capacidade de produção anual superior a 200 GWh na América do Norte, traduzindo-se na produção de 2,5 milhões de veículos elétricos de elevado desempenho. A fabricante de baterias já anunciou planos para investir cerca de 4,6 mil milhões de dólares norte-americanos em instalações de baterias na América do Norte. A nível mundial, a LGES está em curso para expandir a sua rede de produção internacional em vários continentes, incluindo países como o Canadá, EUA, Polónia, Indonésia, China e Coreia do Sul.