A Sonae anunciou esta quarta-feira a criação de um incentivo financeiro para as boas práticas de sustentabilidade na cadeia de abastecimento do Continente, da Worten, da MO e da Zippy. O grupo explica que através de um acordo com o Banco Santander Portugal, esta medida «vai permitir aos fornecedores do grupo abrangidos por este acordo anteciparem os seus recebimentos em condições vantajosas, tendo em conta critérios de sustentabilidade».
Este protocolo de confirming com base em critérios ESG é uma forma de reconhecer financeiramente as melhores práticas e premiar os fornecedores com melhor desempenho em indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo, adianta o grupo, explicando que esta medida pioneira na Península Ibérica está alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Sonae.
O desempenho, de acordo com os indicadores ESG dos fornecedores, é classificado por uma entidade independente, a EcoVadis, uma plataforma especializada na avaliação da performance de sustentabilidade de empresas.