A IBM Portugal e a Softinsa, empresa do grupo IBM, anunciam esta semana um acordo estratégico com a SCC – Sociedade Central de Cervejas e Bebidas na área de desenvolvimento e manutenção de aplicações. O contrato com duração de três anos prevê também a introdução de um conjunto de serviços de gestão que, numa segunda fase, possibilitará o aumento da inovação e acelerará a transformação digital da SCC.
Em conjunto, as duas empresas pretendem continuar a transformar o modelo de gestão de infraestrutura e serviços de TI da SCC e «promover melhorias significativas, evitando falhas inesperadas, garantindo uma prestação de serviços mais eficiente e reduzindo custos».
Para além disso, este acordo visa «dar um novo alcance à inovação nos modelos de negócios da SCC, através de serviços de automação e de mobile, e permitir ter uma visão geral, por exemplo, de toda a cadeia de distribuição para melhorar a eficiência das operações», adianta a empresa em comunicado.
Stijn de Bekker, IT Manager da SCC, explica que: «Os objetivos do acordo passam por agilizar as metodologias de trabalho, com maior foco nos resultados do negócio e em procurar responder prontamente aos novos desafios do mercado, e ainda otimizar as operações, a produtividade e a continuidade dos negócios.»
Este projeto de Outsourcing Aplicacional englobará áreas como a manutenção corretiva e preventiva, serviços evolutivos e suporte operacional aos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management), Data Analytics e todo um universo de aplicações WebEnabled desenvolvidas sobre a plataforma .NET, entre outras ferramentas de inovação e de automação.
As equipas vão colaborar a partir da Cervejeira da SCC em Vialonga e também remotamente a partir dos escritórios da Softinsa em Lisboa e dos Centros de Inovação Tecnológica de Tomar e Viseu.