A Smurfit Kappa anunciou o acordo de aquisição da Verzuolo por 360 milhões de euros, uma fábrica de papel de cartão reciclado de “última geração” com capacidade de 600 000 toneladas por ano. Está situada perto do porto de Savona, no noroeste de Itália, pelo que conta ainda com uma localização estratégica que permite à empresa atender tanto as regiões do sul da Europa, entre as quais Espanha e Portugal, como a outros importantes mercados para o seu negócio.
Ignacio Sevillano, CEO da Divisão de Cartão Canelado da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, assegura que “a aquisição da Verzuolo permite-nos oferecer uma segurança adicional aos nossos clientes no fornecimento de embalagens à base de papel, para que recebam as suas soluções de packaging a tempo e com a mesma qualidade de sempre. Além disso, reforça o nosso exclusivo modelo operativo integrado e fomenta a nossa aposta na sustentabilidade através do desenvolvimento de embalagens ecológicas de cartão canelado, cada vez mais procuradas”.
A aquisição desta fábrica dará à Smurfit Kappa «importantes benefícios sinérgicos», incluindo a optimização técnica e da produção, e uma maior integração do cartão. A sua compra a pronto será financiada com os recursos existentes do Grupo, estando prevista para o quarto trimestre do ano, de acordo com as condições habituais de encerramento, incluindo a aprovação legal.
A fábrica, propriedade do Burgo Group, conta com uma máquina PM9 instalada em 2002 e convertida em 2019 numa máquina para cartão reciclado com capacidade para 600 000 toneladas.