O ManpowerGroup Employment Outlook Survey para o primeiro trimestre de 2019, que projecta uma criação líquida de emprego de 9% para Portugal, revela que sectores como o de Transportes, Logística e Comunicações prevêem contratar activamente.
A totalidade dos sectores analisados antecipam um crescimento da contratação durante o primeiro trimestre do ano. Ainda que os resultados sejam positivos, as intenções de contratação dos empregadores portugueses para o período entre Janeiro e Março, são mais comedidas do que no início deste ano, recuando 4% face às antecipadas para os primeiros três meses de 2018. Das empresas abrangidas no estudo, 14% prevêem um aumento, 5% uma redução e 78% consideram que não haverá alterações.
Em termos geográficos, os empregadores das regiões Norte e Centro contam aumentar as suas equipas durante o próximo trimestre, reportando previsões de crescimento líquido de emprego de +11%. Já na região Sul, o cenário é diferente, com as empresas a não mostrar intenções de contratar novos trabalhadores, apontando para um recuo significativo de 18% relativamente às intenções face ao trimestre homólogo de 2018.
O estudo mostra que na região da Grande Lisboa, espera-se uma actividade de contratação «moderadamente optimista» com uma projecção de +9%, uma melhoria de 3% face ao trimestre anterior. Esta é uma tendência também demonstrada pelos empregadores na área do Grande Porto, onde se mantém uma tendência de «contratação positiva», de +10%.