A Scania está a estabelecer uma parceria com a HAVI Supply Chain para um teste piloto no qual é observada a utilização de um camião autónomo no transporte de mercadorias comerciais. O teste piloto, realizado em condições de tráfego regular, tem por objetivo conhecer a eficácia do transporte autónomo por camião como parte das operações entre centros.
Sendo uma novidade para a Europa, a Scania e a HAVI Supply Chain estão a realizar testes piloto da utilização de um veículo totalmente autónomo para transportar mercadorias comerciais em condições de tráfego regular entre centros logísticos. No teste piloto será observada a condução autónoma de camiões entre Södertälje e Jönköping, uma viagem de três horas de cerca de 300 km, cujo percurso faz parte de um fluxo logístico mais longo para a HAVI, sendo o primeiro e o último quilómetro manuseados por veículos conduzidos manualmente.
O teste piloto constitui um primeiro passo destinado a demonstrar como os camiões autónomos podem fazer parte de um fluxo logístico viável entre centros, permitindo à Scania e à HAVI avaliar a eficácia da tecnologia nas suas operações.