A General Motors e o PSA Group deram a conhecer a conclusão de um acordo, segundo o qual a subsidiária Opel/Vauxhall da GM e as operações financeiras da GM na Europa irão integrar o grupo PSA, no âmbito de uma transação que valoriza essas actividades nos montantes de 1,3 mil milhões de euros e 900 milhões de euros, respetivamente.
Com a Opel/Vauxhall, que em 2016 alcançou um volume de negócios de 17,7 mil milhões de euros , a PSA tornar- se-á no segundo maior fabricante de veículos na Europa, com uma quota de mercado de 17%.
“Estamos orgulhosos por unir forças com a Opel/Vauxhall e empenhados em dar continuidade ao desenvolvimento desta grande empresa e acelerar a sua recuperação”, afirma Carlos Tavares, presidente da direcção do grupo PSA.
A transação permitirá ao grupo PSA alcançar importantes economias de escala e identificar sinergias nas áreas de compras, produção e Investigação e Desenvolvimento. Esperam-se alcançar sinergias no valor de 1,7 mil milhões de euros por ano, de agora até 2026, sendo que uma parcela significativa se deva materializar até 2020, devendo contribuir para a acelerar a recuperação da Opel/Vauxhall. A PSA espera que a Opel/Vauxhall alcance uma margem operacional corrente 3 de 2% até 2020 e de 6% até 2026, gerando um free cash-flow operacional positivo até ao ano 2020.
Em conjunto com o BNP Paribas, a PSA também irá adquirir a totalidade das operações europeias da GM Financial através de uma nova joint-venture, detida em partes iguais, que irá reter, em termos de contabilidade, a plataforma e a actual equipa financeira europeia da GM Financial. Do ponto de vista contabilístico, esta joint-venture será consolidada na totalidade pelo BNP Paribas e considerada no método de equidade pela PSA.
A operação constitui uma nova etapa nos esforços actualmente implementados pela GM para a transformação da companhia, após ter apresentado três anos de performance recorde e detendo sólidas perspectivas para 2017, redistribuindo uma parte significativa do capital aos seus accionistas.
As operações automóveis da Opel/Vauxhall irão ser adquiridas pela PSA pelo valor de 1,3 mil milhões de Euros. As operações europeias da GM Financial irão ser adquiridas conjuntamente pela PSA e pelo BNP Paribas, por um montante igual a 0,8 vezes o seu valor contabilístico proforma no fecho da transação, na ordem dos 900 milhões de euros. A operação representa um valor total de 2,2 mil milhões de Euros para as operações automóveis da Opel/Vauxhall e de 100% das operações europeias da GM Financial. O valor da transação para a PSA, incluindo Opel/Vauxhall e 50% das operações europeias da GM Financial será de 1,8 mil milhões de euros.
A operação inclui as operações automóveis da Opel/Vauxhall, que incluem as marcas Opel e Vauxhall, seis fábricas de montagem e cinco fábricas de produção de peças, um centro de engenharia (Russelsheim, Alemanha) e aproximadamente 40.000 colaboradores. A GM manterá para si o centro de engenharia de Turim (Itália).
A operação irá estar sujeita aos termos de utilização da conclusão, incluindo as aprovações regulamentares e reorganizações, devendo concluir-se antes do final do ano de 2017.