A Galius, empresa do Grupo Nors, representante exclusiva da Renault Trucks anunciou o início da produção em série dos camiões elétricos pesados da marca, na fábrica de Bourg-en-Bresse. Há 60 anos a montar camiões Renault Trucks, esta unidade vai agora produzir os modelos E-Tech T e C. Direcionados para o transporte de longo curso e a construção urbana, estes veículos são a última novidade da gama totalmente elétrica do construtor e a mais ampla do mercado europeu, que vai dos 650 kg (e-cargo bikes) às 44 toneladas.
A Renault Trucks representada exclusivamente em Portugal pela Galius, empresa do grupo Nors, confirma que a fábrica da Renault Trucks de Bourg-en-Bresse, em funcionamento desde 1964, passa a montar os Renault Trucks E-Tech T e C. Estes camiões de 44 toneladas, destinados respetivamente ao transporte de longo curso e à construção, são os mais recentes elementos da gama totalmente elétrica do construtor francês, e a mais ampla da Europa, que cobre e descarboniza praticamente todas as aplicações urbanas e regionais.
Para acolher a produção destes camiões elétricos de 44 toneladas, a Renault Trucks investiu na transformação e adaptação das suas instalações industriais, bem como no reforço das competências dos seus colaboradores. O construtor apoia-se na experiência de quatro anos de fabrico de camiões elétricos da gama média na sua fábrica de Blainville-sur-Orne e aplica os mesmos princípios e boas práticas em Bourg-en-Bresse.
Os Renault Trucks E-Tech T e C são montados na mesma linha que os seus equivalentes a diesel, sendo posteriormente transferidos para um espaço dedicado de 5.200 m2 – a Fábrica E-Tech da Renault Trucks – onde operadores e técnicos qualificados realizam as operações técnicas específicas de eletrificação, nomeadamente a montagem da Unidade de Propulsão Elétrica (UDE) e a instalação da transmissão e das baterias. Os veículos elétricos voltam então ao processo de produção em série, com testes de desempenho e ensaios em pista para garantir a sua fiabilidade e qualidade.
Os Renault Trucks E-Tech T e C cobrem praticamente todas as aplicações de construção e distribuição de longo curso. Seja para o transporte de mercadorias, materiais ou resíduos industriais, os veículos adaptam-se a qualquer tipo de carroçaria graças a três tipos de tomada de força (PTO): elétrica, eletromecânica ou sobre a caixa de velocidades, abrindo a possibilidade de descarbonizar novas áreas de atividade urbana e regional.
Com um peso bruto combinado de até 44 toneladas, os Renault Trucks E-Tech T e C estão disponíveis nas versões trator 4×2 e 6×2, com cabina longa e uma distância entre eixos de 3.900 mm. Na configuração rígida, estão disponíveis em trator 4×2, 6×2 e 8×4, com cabina curta ou longa, com onze opções de distâncias entre eixos, variando de 3.900 a 6.700 mm.