Um estudo da Worx, o Wmarket 018, dá a conhecer que devido ao aumento do comércio eletrónico e à necessidade de proximidade aos clientes aumentou a procura de instalações logísticos junto dos principais centros urbanos.
Apesar da retoma da produção industrial e do maior dinamismo no mercado de exportações, o que se refletiu na recuperação da economia portuguesa, no setor imobiliário industrial & logístico «a evolução tem sido bastante mais lenta comparativamente a outros setores», adianta o estudo.
No 1º semestre destaque para o arrendamento de 2 armazéns de 4.000 m2, um por parte do Grupo de Distribuição Alimentar Coviran em Vila do Conde e outro pela LQS no Loures Business Park. Também de salientar, a compra da plataforma logística do Dia numa operação de sale&leaseback pela Blackstone.
Para o aumento da procura de instalações logísticos perto dos principais centros urbanos, o estudo aponta como principais fatores a necessidade de proximidade aos clientes, o encurtamento de prazos de entrega e optimização dos processos. «Esta tendência tem sido a alavanca de crescimento neste setor, gerando competitividade entre marcas, operadores e distribuidores». Perenta este aumento da procura de instalações junto aos centros urbanos, o departamento de research da Worx conclui que poderá conduzir a um aumento dos valores de renda.