“Portugal 2020”, Inovação Tecnológica e Internacionalização na Logística

Hugo Fonseca

Hugo Fonseca

“Portugal 2020”, Inovação Tecnológica e Internacionalização na Logística

Hugo Fonseca, Managing Partner da Maeil

Terminou no final de 2013, o 7º Programa Quadro de Fundos Europeus de apoio a atividades de Investigação e Desenvolvimento e iniciar-se-á no decorrer deste ano de 2014 um novo Programa Comunitário, o “Portugal 2020” integrado no Horizonte 2020 da União Europeia, com um conjunto de iniciativas e apoios no âmbito da inovação e internacionalização, com o objetivo de promoção e do aumento (ou da sua continuidade) da Exportação nacional e europeia.

 

Neste contexto englobam-se projetos de investimento que incidam na produção de novos bens e/ou serviços ou na adoção de novos processos tecnológicos, organizacionais ou de inovação com uma orientação do investimento em favor das atividades transacionáveis e a consequente concentração das empresas para os mercados externos.
No âmbito sectorial da atividade Logística e dos Transportes de mercadorias, julgamos que há muito ainda a fazer e otimizar em Portugal mas também a nível internacional, nomeadamente no contexto tecnológico e dos Sistemas de Informação dos vários intervenientes no SCM (Supply Chain Management). Este é um setor elegível entre os restantes suportados pelo Horizonte 2020.
A União Europeia e os Estados-membros, e as suas Entidades Públicas (desde as Universidades à Administração Pública) responsáveis tem beneficiado destes incentivos e promovido um conjunto de Projetos a nível nacional e em consórcio com vários Países europeus (MIELE, COSTA, TrainMOS, etc). No entanto, no nosso entender e perceção do mercado, as entidades privadas tem beneficiado pouco destes mecanismos para melhorarem e desenvolverem a sua atividade, quer por desconhecimento, quer por não disporem de meios próprios e competências internas para o fazer.
Abre-se assim novamente um período, de 2014 a 2020, para que as empresas privadas portuguesas, nomeadamente as PME, possam aproveitar estas iniciativas e candidatarem-se isoladamente ou em consórcio a projetos deste cariz (Inovação e Internacionalização), para se tornarem mais competitivas e integrarem os seus parceiros de negócio nos seus processos e fluxos de informação críticos e por esta via fidelizarem os seus clientes, tornando-os dependentes de serviços de valor acrescentado.
A MAEIL poderá ajudar entidades interessadas neste Processo e na sua Candidatura, nas várias iniciativas disponíveis no âmbito da Inovação e Tecnologia, quer fruto da sua experiência com projetos aprovados em Investigação e Desenvolvimento na área Logística, quer como parceiro tecnológico a integrar nestas candidaturas.
Um breve resumo de dados sobre o Horizonte 2020 – Programa Quadro Comunitário de Investigação & Inovação:

Orçamento global – superior a 77 mil milhões de euros
Período – 2014/2020
• Investimento estratégico em tecnologias-chave que promovam inovação nos sectores existentes e emergentes;
• A Europa precisa de atrair mais investimento Privado nas áreas de investigação e inovação;
• A Europa precisa de mais PME para criar crescimento e emprego.

As Condições Gerais de Acesso previstas são:
• Encontrar-se legalmente constituído;
• Cumprir as condições legais necessárias ao exercício da respetiva atividade;
• Possuir a situação regularizada face à administração fiscal, à segurança social e às entidades pagadoras dos incentivos;
• Dispor de contabilidade organizada;
• Apresentar uma situação económico financeira equilibrada através de uma autonomia financeira de 15%;
• Os promotores devem demonstrar possuir as necessárias competências científicas, técnicas, financeiras e de gestão indispensáveis ao projeto.

Instrumento PME – Datas previstas para a Fase I para 2014:
• 18/06/14
• 24/09/14
• 17/12/14

Hugo Duarte da Fonseca, Managing partner, MAEIL

 

Written by