Next Generations Supply Chains & Logistics
Alcibíades Paulo Guedes | Presidente da Direção da APLOG
Os próximos anos vão trazer certamente muitos desafios para as Cadeias de Abastecimento e para a Logística, e que só poderão ser ultrapassados com abordagens inovadoras em termos de processos, organização, colaboração, tecnologias de informação, infraestruturas, etc.
Estou convencido de que a velocidade de transformação será enorme e de que muitos dos paradigmas que hoje damos como adquiridos serão postos em causa num futuro muito próximo.
Vejamos só três exemplos em que ainda estamos longe de ter repostas:
– a presença omnichannel, que muitos retalhistas começam a adotar como resposta ao comportamento dos consumidores, desafiará fortemente o modelo de sistemas logísticos e de processos adotados por estas empresas nas últimas décadas;
– supply chains mais integradas, mais instrumentadas, mais rápidas, mais tensas, etc, desafiarão ainda mais os silos funcionais e os modelos de organização clássicos;
– maiores distancias percorridas, entregas mais fragmentadas e maior rapidez de resposta terão de ser conciliados com níveis de eficiência adequados e impacto ambiental reduzido.
É precisamente por considerarmos pertinente discutir e apontar soluções para este tipo de desafios que o 17º Congresso de Logística da APLOG, que este ano acolhe o EUROLOG 2014, adotou como tema “Next Generations Supply Chains & Logistics: What are the European Challenges?” (29 e 30 de Outubro).
Será, em termos nacionais e internacionais, um momento alto para os profissionais de Logística e Supply Chain, em que estes e vários outros aspetos serão discutidos, onde boas práticas, casos de sucesso, políticas e macrotendências serão apresentadas. Serão ainda abordadas as múltiplas dimensões das cadeias de abastecimento de próxima geração, nomeadamente como é que as infraestruturas, a inovação tecnológica e as tecnologias de informação, a cultura organizacional, são facilitadores ou barreiras na resposta aos desafios que se nos colocam.