O projecto P2 acaba de ser lançado no mercado nacional. Focado nas empresas de transportes internacionais e logística, actua na área da consultoria estratégica e comercial, consultoria jurídica e na área pessoal, no campo do coaching e psicologia.
A equipa constituída por Marta Carvalho (Effect Plus Consultoria), Cláudia André (CGA Consultoria Jurídica) e psicólogo Gonçalo Henriques, explica à Logística Moderna que o projecto P2 “nasceu da troca de experiências e pontos de vista em comum sobre o presente e futuro da área de actuação das empresas integrantes. Como explicam, “após termo-nos cruzado durante a nossa carreira profissional e optado por projectos próprios, identificámos as diversas sinergias entre as nossas áreas”. Desta aproximação, “nasceu a construção de uma ideia de actuarmos em conjunto, tendo em consideração o valor acrescentado que poderíamos trazer aos nossos clientes, tanto a nível corporativo, como pessoal”.
O projecto P2 incide sobre três grandes áreas – a consultoria estratégica e comercial, a consultoria jurídica e a área pessoal. A equipa explica que a primeira pretende, essencialmente, trabalhar a definição da estratégia, o seu alinhamento com as vendas, performance comercial, formação, workshops, recrutamento, implementação de projectos e marketing. Já a segunda área centra-se na prevenção e resolução de litígios, negociação, acordos extrajudiciais em consonância com a aplicação e interpretação do direito dos transportes e direito comercial, análise de contratos dos fornecedores, formação e workshops. Por fim, a área pessoal foca-se no desenvolvimento de programas de coaching, gestão do tempo e produtividade das equipas, gestão de conflitos e acesso a planos de consultas de Psicologia.
“A nossa abordagem incide na gestão prática e concreta do negócio, desde a sua angariação e desenvolvimento, até à gestão de litígios e negociação de acordos jurídico-comerciais que permitem a resolução das reclamações e, concomitantemente, a gestão da carteira de clientes”. A equipa considera que “optimizar a performance das empresas de transportes e logística no contexto actual, exige uma análise cada vez mais rigorosa da informação e processos, a nível de vendas, operacional ou gestão de reclamações e litígios”.
A iniciar a sua actuação, neste momento, em Portugal, o lançamento do projecto a nível internacional no caso das empresas multinacionais é um dos próximos objectivos. “É nosso objectivo alargar o nosso mercado para empresas com actividades ao nível de importação e exportação, partilhando o nosso conhecimento de forma a facilitar as parcerias com as empresas de transportes internacionais e logística”, avançam. A actuação a nível internacional está a ser iniciada “através da área de formação, com uma plataforma e modelo formativo inovadores, com clientes das maiores empresas mundiais e onde temos, até à data, a única oferta formativa nacional”.