O grupo Lusiaves está a implementar uma solução que permitirá ao grupo saber, de forma precisa, que quantidades de ração são distribuídos pelos diferentes pavilhões de frangos. Hoje as descargas são feitas a olho, o que faz com que alguns pavilhões de frangos recebam mais comida e outros menos.
A implementação de um sensor ao nível da suspensão dos camiões, através de um algoritmo avançado, “será possível aferir o peso transportado pelo camião em tempo real”, avança a empresa em comunicado. Esta informação é passada automaticamente para o motorista, através de uma app no smartphone, o que “vai permitir descargas precisas e de forma automática, reduzindo o erro e originando grandes poupanças e uma melhor qualidade de frangos que o grupo comercializa”.
Além disso, a solução permitirá ao grupo “recolher o milho nas explorações agrícolas, sabendo em tempo real quanto está a ser transportado e conseguindo automaticamente partilhar essa informação com o agricultor”. Desta forma, garante que o agricultor sabe que quantidade está a vender e garante que só está a ser transportado as quantidades permitidas por lei, evitando eventuais contra-ordenações por excesso de carga.