Liderança e Gestão das Pessoas na Supply Chain e na Logística

luisfernandes

luisfernandesLiderança e Gestão das Pessoas na Supply Chain e na Logística

Luís Mendes Fernandes, MBA, profissional da supply chain

“Aprendi que as pessoas vão esquecer coisas que disseste, coisas que fizeste, mas nunca vão esquecer como as fizeste sentir.”
Maya Angelou, ativista de direitos civis, educadora, historiadora, poetisa, escritora, atriz, dançarina e cantora.

Já se passaram cerca de seis anos desde que ouvi pela primeira vez a citação acima transcrita; ouvi-a de um norte-americano, V.P. de Operações na Europa, numa multinacional norte-americana de Food&Beverage onde trabalhei. Utilizou-a numa reunião de apresentação de Resultados e A.O.P.; sem nunca retirar o foco da necessidade de performance, fazia uma reflexão acerca do propósito da mesma (construindo uma ‘ponte’ para o mission statement da Organização), englobando os diferentes stakeholders, conduzindo habilmente a audiência para a importância da Gestão de e das Pessoas na Organização.
Atualmente, é possível observar abundante diversidade de estruturas organizacionais nas Operações ou no Supply Chain das Empresas, desde estruturas puramente hierárquicas até realidades matriciais. Em todos os casos, ainda que dependendo da sua dimensão e do nível de intensidade tecnológica, as estruturas são compostas por profissionais de ambos os géneros, com diferentes idades, perfis, nível de formação, experiência profissional e motivações pessoais.
Neste verdadeiro melting pot de Profissionais, a Gestão das Pessoas torna-se um verdadeiro desafio para a Liderança das Organizações. Não acredito em características inatas de Líderes; ninguém nasce ensinado, nem é congenitamente motivador, bom ouvinte, empático, simpático ou excelente orador. Acredito nas coisas aprendidas ou apreendidas; tudo é passível de experimentação, treino, falhanço, tentativa/erro, aperfeiçoamento e domínio. Depende da nossa real necessidade e do nível de esforço que lhe quisermos colocar. Todas as características comumente apontadas aos Líderes organizativos são passíveis de ser aprendidas e desenvolvidas.
Complementarmente, e na base de uma pirâmide de competências, onde as skills ‘técnicas’ se encontram no topo (sejam na Gestão de Pessoas, seja no domínio do Negócio), encontram-se um conjunto basilar de Princípios e Valores fundamentais que caracterizam os Líderes : justiça, honestidade, caracter, ética, positividade, atuando com proximidade e de forma afável, com foco na solução, liderando pelo exemplo, demonstrado resiliência e resistência à pressão e ao stress.
São estes os traços que nos fazem identificar e recordar os bons Líderes; aqueles que nos tranquilizam e nos provocam um sereno sorriso. São estas as Pessoas que nos trazem ‘propósito’, liderando-nos para alcançar a performance. Destes Líderes recordamo-nos pelas ‘boas sensações’ que nos despertam; dos outros, também!

Luís Mendes Fernandes
MBA | Profissional da Supply Chain
Between Jobs

Written by