A JPM – Automação e Equipamentos Industriais está a promover o projecto AdaptPack,o qual visa desenvolver uma solução de paletização modular, adaptável e flexível para vários tipos de indústria e sectores produtivos.
De acordo com a informação divulgada pelo Compete 2020, o AdaptPack tem como objectivo “investigar, estudar, explorar e desenvolver um framework que permita conceber e desenvolver soluções adaptativas de paletização, baseadas em tecnologias robóticas, aplicáveis em diferentes sectores industriais”. Do projecto irá resultar um conceito inovador e um kit tecnológico que permitirá “validar e demonstrar o desenvolvimento de paletizadores adaptativos robotizados”.
Segundo a informação divulgada, o projecto permite dar resposta a uma lacuna existente no mercado, relativamente aos sistemas de paletização, ao desenvolver sistemas adaptáveis ao manuseamento de diferentes tipos de produtos embalados. “De notar que os robôs de paletização existentes no mercado são programados para trabalhar com produtos de formato standard”. Além disso, pretende “gerar conceitos modulares capazes de, num curto espaço de tempo, permitir ao cliente a montagem de um sistema de paletização com grippers adaptados para diferentes produtos”.
O projecto é co-financiado pelo Compete 2020, com um investimento elegível de 1,274 milhões de euros, e insere-se num consórcio integrado pela JPM, INESC TEC e INEGI.