O Grupo Jerónimo Martins investiu um milhão e duzentos mil euros na instalação de um sistema solar fotovoltaico no seu centro de Distribuição Norte, em Valongo. Este foi o terceiro «grande projecto de energia solar fotovoltaica do Grupo em Portugal», permitindo uma produção anual de 2121,48 MWh de energia renovável, o que corresponde a 530 toneladas de emissões de CO2 evitadas.
Os cerca de 5.000 módulos instalados, numa área de aproximadamente 20.000 m2 da cobertura do edifício, já estão em pleno funcionamento e proporcionam uma autonomia energética superior a 30% do consumo total deste Centro de Distribuição.
Este projecto soma-se aos dois projectos-piloto que entraram em operação em 2018 no Sul do país, com 3.876 painéis solares fotovoltaicos no Centro de Distribuição Sul, em Algoz, e 1.600 na loja do Recheio de Tavira.
Até ao final do primeiro semestre de 2020, o Grupo tem prevista a entrada em funcionamento de mais quatro sistemas solares fotovoltaicos, todos localizados no concelho de Lisboa.