A JUL – Janela Única Logística entrou em produção no Porto de Sines no dia 19 de outubro. Segundo a administração, «este é mais um importante marco na história do Porto de Sines e é o culminar de mais de dois anos de trabalho conjunto dos vários stakeholders do sector marítimo-portuário nacional».
Este projecto, lançado pela APP – Associação dos Portos de Portugal, tem como principal objectivo o incremento da eficiência dos portos nacionais no âmbito da “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária” aprovada pelo governo.
A entrada em produção da plataforma nos vários portos nacionais tem ocorrido gradualmente, cumprindo-se o objectivo de uniformizar procedimentos dentro dos portos portugueses na liderança dos processos de digitalização portuária, possibilitando que na mesma plataforma todas as entidades envolvidas numa escala possam intervir.
De lembrar que a Janela Única Logística alarga o conceito da JUP (Janela Única Portuária) a toda a cadeia logística, integrando os meios de transporte terrestres, rodovia e ferrovia, incluindo as ligações aos portos secos e plataformas logísticas, numa lógica de total intermodalidade com importantes ganhos de eficiência ao longo de toda a cadeia logística.