A IKEA Portugal apresentou, na passada semana, a nova loja online, a qual já registou mais de um milhão de euros em vendas nos dois primeiros meses de pré-lançamento.
Com a aposta neste novo canal digital, a marca sueca disponibiliza dois novos serviços – o click & collect (comprar online e levantar em loja ou num ponto de entrega) e o click & deliver (comprar online e receber em casa). Ao nível do click & collect, a empresa tem ao serviço as suas actuais quatro lojas. No click & deliver, os clientes do Sul são servidos pela loja de Loures e os do Norte pela loja de Matosinhos. As entregas em loja têm um custo de 20 euros e as entregas ao domicílio, além dos 20 euros, acresce 29 euros consoante a zona e o valor da encomenda.
Para Lynn Walker, deputy country manager da IKEA Portugal, “criar um novo canal de vendas online foi uma decisão natural na estratégia de expansão da IKEA em Portugal”. A plataforma permite à empresa estar mais próxima dos clientes, “tornando a nossa gama de artigos acessível a mais pessoas, que podem estar a comprar em qualquer lugar e a qualquer momento”.
Esta aposta enquandra-se, segundo a responsável, “no objectivo global do ecommerce representar 10% do volume de vendas do grupo IKEA”.
A nova plataforma da loja online da IKEA Portugal registou mais de 1 milhão de euros de vendas nos dois primeiros meses de pré-lançamento. Os dois milhões de visitantes mensais da página IKEA.pt têm ao seu dispor mais de 8.200 produtos, excluindo tapetes persa, alimentos, plantas, tecidos a metro e artigos multireferência.
Actualmente, a empresa conta com quatro lojas em Portugal (Loures, Alfragide, Matosinhos e Braga) e prepara a inauguração da sua quinta loja, em Loulé, no próximo mês. Segundo Stephan Forcet, acting country rollout manager do projecto multicanal em Portugal, o investimento nesta loja “é o primeiro passo para transformar a IKEA Portugal na principal empresa de mobiliário multicanal do país”.
A empresa apresentou também o seu novo ponto de entrega em Albufeira para facilitar o processo de levantamento da encomenda na zona Sul.
Notícia relacionada: IKEA constrói central de distribuição para responder às vendas online