A ID Logistics levará a cabo a distribuição de 2,6 milhões de unidades de vacinas em Portugal durante a campanha de vacinação contra a gripe sazonal promovida pela Direcção Geral da Saúde (DGS). O operador logístico irá gerir todo o processo a partir da sua plataforma localizada na Azambuja, desde a sua recepção ao armazenamento, preparação e entrega.
A empresa irá ainda garantir o processo de serialização, que visa evitar que medicamentos falsificados entrem na cadeia de abastecimento legal. «A gestão logística de tão grande quantidade de vacinas em tão curto espaço de tempo permite verificar se a logística portuguesa está preparada para fazer face à potencial comercialização massiva de vacinas contra a COVID-19, que exigirá uma distribuição muito rápida», avança o especialista em logística.
Segundo a ID Logistics, a sua capacidade «em garantir uma temperatura entre 2º a 8º durante todo o processo de armazenamento e distribuição das vacinas, bem como a sua rastreabilidade; a incorporação de tecnologia, mais especificamente a automação do processo de logística e serialização através de mecanismos de reconhecimento e leitura unitária massiva; bem como a estreita colaboração entre parceiros e clientes para atender a prazos tão apertados», são algumas das ferramentas que tornarão esta tarefa possível.