É hoje que a GASNAM – Associação Ibérica de Gás Natural para a Mobilidade, realiza o seu seminário intitulado “Mobilidade a Gás Natural”, com o objectivo de promover o debate e a reflexão sobre as vantagens competitivas e ambientais do gás natural no setor dos transportes. Lisboa foi a cidade escolhida para receber esta primeira iniciativa, onde está prevista a participação de mais de 150 profissionais do sector dos transportes, da energia, da tecnologia e da Administração Pública.
Os desenvolvimentos tecnológicos e as perspetivas futuras quanto à eficiência e rendibilidade dos transportes terrestres e marítimos e nos benefícios ambientais em termos de emissões poluentes e de gases de efeitos de estufa são alguns dos temas que irão ser abordados. A abordagem da importância do biogás para o desenvolvimento de uma economia circular de baixo carbono, será também mote de conversa, bem como os benefícios ambientais. De salientar que o gás natural poderá reduzir as emissões de gases de efeito de estufa em cerca de 12%, relativamente aos outros combustíveis fósseis, segundo a GASNAM.
Empresas como a HAVI Logistics, a STCP, os Transportes Três Mosqueteiros e a ANTRAM irão relatar a sua experiência e resultados da utilização do GNV no transporte profissional. A PRF irá falar do seu novo posto de enchimento “portátil” e a GásLink demonstrará a viabilidade de utilização de Gás Natural pela implementação de um “pipeline virtual”.
Os distribuidores de GNV Dourogás, GALP e Naturgy, vão apresentar a sua visão para o desenvolvimento da rede de infraestruturas de enchimento, tanto terrestres como marítimas (bunkering), das vantagens significativas deste combustível alternativo em termos macroeconómicos, empresariais e ambientais e a sua relevância para a transição para economia de baixo carbono, para a promoção da economia circular e para cumprir os acordos internacionais de redução das alterações climáticas. previstas no Acordo de Paris