A OLI Sistemas Sanitários, multinacional portuguesa que atua no setor dos sistemas e equipamentos sanitários, escolheu a Garcia Garcia para ampliar o seu complexo industrial, em Aveiro. A construtora nacional tem a seu cargo a execução da obra, que soma uma área total de construção de 9.200 m2 e cujo projeto se desenvolve em três fases que possibilitarão a automatização logística da multinacional.
A ampliação, em particular das áreas logísticas da OLI Sistemas Sanitários, tem como principal objetivo potenciar a eficiência do processo na operação da cadeia de distribuição e abastecimento, através de uma resposta mais rápida e eficaz. Com este investimento, a multinacional passará a dispor de uma área superior a 40.000m2 de produção e logística, reforçando desta forma o seu posicionamento e os níveis de competitividade no mercado.
Este projeto foi desenvolvido em três fases: a primeira passou pela construção de um armazém de logística, a segunda fase envolveu a construção de um armazém automático e a terceira, atualmente em curso, a ampliação de nova área logística. Acresce ainda ao projeto a edificação de um bloco administrativo e social, dedicado aos colaboradores da empresa, com 420 m2.
Todos os trabalhos estão a ser realizados enquanto a fábrica continua a laborar. Outro desafio inerente ao projeto foi uma execução célere dos trabalhos, de forma a que os novos espaços fossem disponibilizados nos timings necessários para a operação da empresa.
A destacar ainda no projeto o seu caráter sustentável, com a aposta na minimização da pegada ecológica e na poupança energética das novas instalações, através da colocação de painéis fotovoltaicos na cobertura e fachada do armazém automático, potenciando, assim, a autossuficiência energética do edifício.
A OLI Sistemas Sanitários, conta com mais de 400 colaboradores. É responsável pela produção anual de dois milhões de autoclismos e 2,8 milhões mecanismos, que exporta para mais de 80 países dos cinco continentes. A empresa tem centros de distribuição espalhados pelo mundo, em países como Rússia, Alemanha e Itália. Desde 1993, integra o grupo italiano Silmar, presente em diferentessetores de atividade e composto por mais de 3.000 colaboradores.