A partir de 2019, a Toyota Material Handling Europe irá substituir o uso de gás de petróleo liquefeito na sua fábrica da Suécia, em Mjölby, por biogás líquido. Este é um compromisso com vista à redução de utilização de combustível fóssil na sua produção.
Segundo a empresa, a cooperação entre a fábrica da Toyota Material Handling Europe na Suécia e a produtora regional de biogás Tekniska Verken i Linköping AB, é a primeira deste tipo no país, e é «mais um passo na estratégia de sustentabilidade de longo prazo iniciada há quatro anos.» Depois de em 2015 terem convertido toda a eletricidade das suas instalações para eletricidade «verde» via hidroelétrica.
Sobre a opção pelo biogás líquido Kristian Björkman, Managing Director na Toyota Material
Handling Manufacturing Sweden, refere que: “É essencial garantir que os produtos dos nossos clientes sejam produzidos com impacto mínimo no meio ambiente. Estamos ansiosos para trabalhar com a Tekniska Verken, pois estão na vanguarda destas questões, o que os torna um parceiro confiável para o nosso percurso sustentável”.
De salientar que o biogás é renovável, produzido localmente e é um dos combustíveis mais limpos do mundo. “É mais eficiente e fácil de armazenar e distribuir, do que uma substância gasosa”, explica a empresa que avança que a primeira entrega deverá ocorrer após o verão de 2019. O acordo estende-se por dez anos e dará origem à produção de mais de 130.000 equipamentos por ano na Toyota Material Handling Manufacturing, na Suécia.