Evite perdas desnecessárias
Paulo Lima | director-geral da Fromm Embalagem Portugal
Será importante para a imagem das empresas, preocuparem-se em fazer chegar os artigos, que fabricam ou embalam, intactos até ao seu destino? Se o cliente ao abrir a caixa encontrar os artigos danificados que reacção terá?
De facto, não há seguro que consiga cobrir a má imagem, a reclamação e o acto de devolução de um produto, bem como o encargo e os custos do embalamento e do envio de um novo artigo. Já para não falar do respectivo atraso e incumprimento dos prazos de entrega.
Compreende-se a necessidade de reduzir custos, mas negligenciar os cuidados a ter no transporte da mercadoria e não optar pelas melhores soluções de acondicionamento/protecção é um risco e pode ocorrer em graves prejuízos para as empresas.
Comprometer o valor inerente ao próprio produto devido a uma má gestão no seu armazenamento e transporte não é solução.
A embalagem de transporte tem de assumir uma função primordial no processo logístico. Por um lado, permite uma melhor gestão do espaço de armazenamento e de transporte e, por outro, garante o acondicionamento e a protecção dos produtos ao longo de toda a cadeia de abastecimento (do ponto de origem ao seu destino).
Podemos mesmo afirmar que é um factor de sucesso da operação logística, enquanto elemento que simplifica a armazenagem e o transporte da mercadoria.
Através de uma forte aposta em investigação e tecnologia de ponta estão disponíveis no mercado soluções de embalagem de transporte inovadoras e acrescidas de valor que dão resposta às necessidades das diferentes industrias.
A título de exemplo, no transporte de cargas, a substituição de cintas de aço por cintas plásticas em poliéster (PET) e a redução significativa da gramagem de filme estirável por palete, com o sistema de pré-estiramento de 300% existente na nova geração de envolvedoras. Relativamente, à embalagem interior (protecção de produtos em caixas), a utilização de almofadas de ar AIRPADTM que absorve o choque por impacto em caso de acidente com a caixa, em alternativa à “pipoca de esferovite” ou do papel amachucado, com vantagens económicas, de produtividade, de utilização e valorização da imagem do produto.
Trata-se de equipamentos que adaptados à realidade específica de cada negócio proporcionam uma redução dos custos em cerca de 30%, garantindo assim uma maior rentabilidade e retorno financeiro, para além da componente ambiental com recurso a material reciclado e à redução de 96% do volume de resíduos para reciclar.
Optar por soluções eficientes ao nível da embalagem de transporte reflecte-se numa melhoria dos processos e em ganhos substanciais e, consequentemente, no aumento da rentabilidade do negócio.