Um novo inquérito da Smurfit Kappa revela que o packaging é um factor chave para os consumidores europeus ao tomarem decisões de compra. Quase metade dos compradores (44%) considera que a utilização de materiais de embalagem sustentáveis desempenha um papel fundamental ao adquirir artigos de moda online.
Elaborado pela consultora de investigação TRUE Global Intelligence, em colaboração com a Smurfit Kappa, a 5 028 consumidores europeus de França, Alemanha, Itália, Polónia e Espanha, este estudo tem como objectivo descobrir as atitudes e comportamentos relacionados com o uso de embalagens sustentáveis em eCommerce no âmbito da moda. Além disso, recolhe as suas expectativas ao comprar roupa, calçado e acessórios.
Da análise feita mais de um terço dos consumidores (35%) afirma ter tomado a decisão por ser mais sustentável ao comprar moda online, 43% dos compradores na Europa afirma que o uso de embalagens recicladas é o maior indicador da sustentabilidade de uma marca e 40% dos inquiridos indica que a informação ou os símbolos que aparecem no packaging são uma das principais fontes de informação de que dispõem sobre a responsabilidade ambiental de uma empresa. Também 59% dos utilizadores menciona a importância de devolver os artigos, utilizando a mesma embalagem em que vinham.
José Antonio Llopis, eCommerce Manager da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, comenta que “este estudo deixa patente que os consumidores europeus querem marcas e lojas que actuem de forma responsável. A embalagem constitui uma prova tangível e visual do compromisso que estas têm com a sustentabilidade. Por isso, é indispensável que se adaptem às exigências ambientais dos compradores. Caso contrário, arriscam-se a perder consumidores ou a lesar a sua reputação”.
Este estudo destaca, ainda, os três principais factores que influenciam na percepção da embalagem sustentável por parte dos consumidores: ser reciclada (43%); biodegradável (35%) e feita com materiais reciclados (35%).