Equipas Logísticas de Elevada Performance são postas à prova
Alexandre Real, Partner da Sfori
A propósito de uma apresentação do case-study “24 Horas de Logística”, numa Universidade Portuguesa, perguntaram-me uma vez se sabia quantificar “quanto vale a logística em Portugal”.
À pergunta inteligente, não soube responder, apenas perguntei ao aluno se saberia quantificar se a logística falhasse. À pergunta o aluno responde: “pois é, se a logística falhasse faltaria tudo”. Neste sentido podemos dizer que a logística é um serviço “imprescindível”, ou seja, é de tal forma importante para todos nós, que não conseguimos atribuir qualquer valor quantificável à sua utilidade.
Ainda assim, no contexto logístico existem organizações que obtêm uma melhor performance que outras, sendo uma das variáveis que influenciam o sucesso dessas organizações, a qualidade do trabalho efetuado pelas suas equipas.
Primeiramente, as equipas de logística de elevada performance conseguem facilmente definir prioridades e atribuir-lhes sentido de urgência. São também exímias na definição de objetivos e normas. Quando confrontadas com objetivos extensos, conseguem detalhar tarefas elaborando uma listagem de mini-objetivos ou “babysteps”.
Sabem o quanto é importante manterem-se motivadas. Nestas equipas existe uma cultura de partilha de informação visando o “empowerment” dos seus elementos, gerando uma sistemática partilha de valores, contribuindo ativamente para o aumento do “engagement”.
São equipas que podem trabalhar em autogestão e que alimentam a diversidade e a interdependência. Tem uma extrema capacidade criativa e são constituídas por elementos que se auto-motivam intrinsecamente, afastando todo o tipo de motivações extrínsecas.
A confiança é uma pedra basilar que está sempre presente dentro da equipa, sendo os conflitos vistos como positivos.
Em termos energéticos, estas equipas de logística focam-se no exterior da organização, isto é, estão focadas na concorrência e não gastam energia a resolver problemas internos.
Estas são algumas das características das equipas de logística de elevada performance, pois no que toca a gestão de equipas não existem receitas infalíveis.
É tudo isto que vamos testar e pôr à prova nos dias 21 e 22 de Junho, no Porto de Sines, com as equipas participantes em mais uma edição do jogo “24 Horas de Logística”.
Alexandre Real, Partner da Sfori