e-procurement: o poder do “e-“

paulafigueira

paulafigueirae-procurement: o poder do “e-“

Paula Figueira (Project Manager) e Tiago Nogueira (Product Specialist), Mercado Eletrônico

Procura, catálogos e compras são conceitos importantes nas empresas e organizações, fundamentais para o seu bom funcionamento. A forma como se gere esse processo, o processo de compras, de procurement, definirá o sucesso do seus resultados.

 Os resultados obtidos (savings, maior capacidade de negociação com os fornecedores, redução dos prazos de entrega e, consequentemente, custos de compra mais baixos) são consequência da organização adotada, não só a nível operacional como também estratégico.
Com a gestão via web da operação e do processo das compras, o e-procurement, veio automatizar o processo de compras, trazendo a tão desejada redução de custos: dos produtos, dos serviços e mesmo do próprio processo.
As ferramentas de e-procurement podem ajudar a empresa a definir a estratégia a aplicar na área de compras, na normalização de processos e nos procedimentos de aprovação de documentos. São por isso, independentemente da dimensão da empresa, uma solução válida, não só como meio eletrónico de relacionamento entre a empresa e os fornecedores, mas também, e principalmente, como suporte à gestão do negócio.
O e- procurement vai assim muito além da procura eletrónica, do catálogo na web, assim como o seu valor vai muito além da clara redução de custos. O seu verdadeiro valor varia com a empresa, dependendo da sua estrutura, dos seus objetivos, da sua atividade. No relacionamento e gestão de fornecedores, por exemplo, o e-procurement pode ajudar em várias frentes: cotações mais abrangentes, agregação de fornecedores, gestão de contratos e controlo de desempenho.
A automatização do processo de compra vem também acompanhada de opções de consulta de informação e estatísticas, monitorização de todas as atividades dos compradores e fornecedores, desde a criação da requisição até à entrega da mercadoria ou serviço, assim como análise de preços e produtos, indicando as melhores opções de compra, auxiliando assim a tomar as melhores decisões dentro da gestão do negócio.
Em suma, o e-procurement pode e deve trazer a inteligência de compra, não só diminuindo custos e carga de trabalho, mas principalmente aumentando valor, eficiência e controlo e tornando mais transparente, mensurável e seguro todo o processo de compra.

Written by