A Dachser acabou de adquirir uma parte maioritária das ações do fornecedor de software kasasi GmbH. A aquisição vem reforçar os conhecimentos digitais do operador de logística em áreas como telemática, conectividade, inteligência artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT).
Fundada em 2009, a kasasi desenvolve soluções de software inovadoras que otimizam e trazem uma maior transparência aos processos de transporte rodoviário, ferroviário e fluvial. Tal como a Dachser, a sede da empresa situa-se em Kempten, na região de Allgäu, no sul da Alemanha, empregando, atualmente, 50 pessoas.
“Como fornecedor altamente inovador de aplicações de conectividade e IoT, a kasasi vem ajudar a expandir as nossas próprias competências digitais”, explica Stefan Hohm, Chief Development Officer (CDO) e membro do Conselho Executivo da Dachser. “A plataforma da kasasi combina dados telemáticos dos nossos mais de 8.500 swap bodies e 5.000 reboques com dados de expedição e planeamento do nosso sistema central de gestão de transportes, o Domino. A combinação inteligente e a análise destes dados vêm abrir possibilidades inteiramente novas para o planeamento dos transportes, a previsão das horas de chegada e, até mesmo, o acompanhamento e a gestão dos envios”, conclui o responsável da empresa.
O primeiro passo da aquisição da kasasi pela Dachser foi dado a 25 de outubro, altura em que a Dachser se tornou o acionista maioritário da empresa. Até 2026, o operador logístico pretende adquirir as restantes ações e completar o negócio. Refira-se que a kasasi continuará a ser gerida pelo atual diretor geral, Markus Lechner, e pela sua experiente equipa. A empresa continuará, tal como até agora, a servir os atuais clientes das indústrias ferroviária, retalhista, alimentar e farmacêutica. A expansão futura irá centrar-se no negócio de soluções de monitorização e análise para o transporte ferroviário.