Ana Paula Vitorino, ministra do mar reuniu hoje, em Xangai, com representantes da COSCO Shipping Lines, no âmbito da Visita Oficial que está a realizar à República Popular da China. Esta reunião teve em vista perceber o potencial interesse deste grupo em marcar uma presença mais forte em Portugal, em particular no Porto de Sines, que poderá ganhar com este parceiro uma maior projeção internacional, «posicionando-o no topo da tabela dos principais portos europeus», avança o ministério do mar em comunicado.
Na reunião de trabalho, onde esteve também presente o Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho, foi apresentado o projeto do futuro Terminal de Contentores Vasco da Gama, de Sines, cujo concurso de concessão será lançado durante o segundo semestre deste ano.
A COSCO Shipping Lines faz parte do grupo COSCO SHIPPING Holding Co., Ltd, que detém também a COSCO Shipping Ports, dedicando-se principalmente aos serviços de transporte marítimo de contentores nacionais e internacionais e negócios relacionados.
Trata-se da «quarta maior companhia» do mundo de transporte marítimo de contentores, estando presente em 85 países/regiões e 267 portos, operando 361 navios porta-contentores com uma capacidade total acima dos 300 milhões de TEU’s.