As empresas portuguesas vão continuar a contratar no próximo trimestre, projetando uma Criação Líquida de Emprego de +8%. Os dados são do estudo ManpowerGroup Employment Outlook Survey 4º trimestre que prevê um recuo de sete pontos percentuais face ao terceiro trimestre do ano, mas melhora cinco pontos percentuais comparativamente ao período homólogo de 2017.
O setor com a projeção mais favorável é o de Transportes, Logística e Comunicações (+20%). As previsões para este setor melhoram 16 pontos percentuais, face ao terceiro trimestre do ano anterior.
Comparativamente ao terceiro trimestre do ano, as intenções de contratação são consideravelmente mais baixas, tanto no Sul como no Centro, recuando 14% e 9% respetivamente. A Norte as previsões mantêm-se estáveis.
As Grandes empresas esperam um acentuado crescimento no ritmo de contratação, +31%, por sua vez as Médias e Pequenas empresas, também fazem projeções positivas, de 9% e 4%, respetivamente. Não são esperadas alterações significativas na atividade de contratação das Microempresas.