O ShopView2market assume-se como uma tecnologia inovadora, de visão computorizada e processamento de imagem, usada para verificar produtos à venda, de acordo com o planeamento e espaço, e identificar rupturas de stocks em superfícies comerciais. A nova ferramenta foi desenvolvida pelo consórcio integrado pela Sonae Center Serviços II, Wedo Technologies e Instituto Fraunhofer Portugal.
Este projecto pretende, segundo a informação avançada pelo Compete 2020, disponibilizar uma solução que “se aproxime da comercialização”, podendo “dar resposta a um dos problemas mais relevantes do dia-a-dia das empresas de comércio a retalho”: o planeamento do micro espaço e do macro espaço das lojas e o controlo e execução dos mesmos.
O projecto contempla um equipamento (Shopview Buggy), manobrado por um operador que passa pelos corredores do hipermercado e, através de câmaras, faz uma auditoria às mercadorias expostas.
Entre os principais objectivos destacam-se a possibilidade de confirmar se os produtos estão bem expostos, se há ou não ruptura de stocks, se estão localizados nos locais contratados com os fornecedores e se as etiquetas de preços estão em bom estado.
Depois de apresentada no Continente de Matosinhos, a ferramenta será demonstrada a nível internacional, nomeadamente na Áustria, na cadeia de distribuição Spar.
O projecto conta com o apoio do Compete 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de co-promoção, com um investimento elegível de 467.000 euros, o que resultou num incentivo FEDER de 230.000 euros