A CEVA Global Logistics e a IMS Worldwide, empresa de consultoria e operações de zona franca nos EUA, assinaram um acordo estratégico com objetivo de oferecer os benefícios de serviços em Zona Franca (FTZ) a clientes nos Estados Unidos.
Esta parceria visa desenvolver uma oferta de serviços geridos na zona franca, fundamentada em compliance, eficiência e experiência. Através da análise das cadeias de abastecimento dos clientes, a CEVA e a IMSW passam a disponibilizar a integração de determinadas atividades em ambientes de FTZ e, assim, “obter maior eficiência e diminuição de custos”, através da redução de tarifas ou taxas de importação, por exemplo.
A aliança colaborativa entre as duas empresas, permitirá à CEVA aumentar o seu portfólio de serviços em zona franca a todos os seus gateways de Transporte Marítimo e Aéreo nos EUA, «bem como utilizar a sua experiência e forte atuação em Contratos Logísticos para oferecer mais benefícios aos seus clientes dentro da zona franca», adianta a empresa em comunicado. Este acordo possibilita ainda a disponibilização de soluções de ponta em comércio eletrónico e ampliar a área de atuação em agenciamento de carga aérea.
De salientar que programa de zona franca (FTZ) teve início nos EUA em 1934 e é utilizado em todos os estados, especialmente em grandes pontos de entrada como Houston, Los Angeles, Miami, Dallas, Chicago, Phoenix, El Paso e New Jersey, etc. Uma zona franca permite a redução, eliminação e até mesmo isenção de impostos e taxas federais.