A CaetanoBus, empresa do Grupo Salvador Caetano, retomou a produção no dia 6 de Maio após a suspensão da produção no fim do mês de Março, em consequência da pandemia provocada pela covid-19. No total, cerca de 500 colaboradores asseguram os trabalhos de produção na fábrica de autocarros de Vila Nova de Gaia e na unidade de Ovar.
A empresa adoptou várias medidas de acordo com as orientações das autoridades de saúde, de modo a garantir a continuidade da laboração da fábrica. Para além do uso de EPIs no âmbito da Covid-19, da limpeza e higienização frequente das instalações, postos de trabalho e instrumentos, está a fazer a medição de temperatura aos colaboradores, sem registo de dados, assim como a implementação de distanciamento social nos postos de trabalho, reajustando-os sempre que possível, bem como a revisão da transição entre turnos, de modo a assegurar o não cruzamento de pessoas.
Durante o mês de Março, a CaetanoBus teve a operação comprometida pelo Cerco Sanitário de Ovar, assim como pela aplicação do Lay-Off simplificado a 800 trabalhadores, correspondente a 85% sua população, tendo ainda recorrido ao teletrabalho nas funções em que o mesmo se aplica (cerca de 20% dos trabalhadores).
«Numa altura em que ainda é difícil prever o impacto e a dimensão real do problema provocado pela pandemia, a CaetanoBus reafirma a sua missão de continuar a desenvolver uma frota zero emissões, orientada para as necessidades do consumidor e da sociedade do futuro», segundo comunicado.