A Robert Bosch Venture Capital GmbH (RBVC) anunciou o investimento na Trunk, uma startup sediada em Pequim, na China. Esta empresa fornece soluções combinadas de hardware e software para camiões autónomos e é a primeira empresa a entrar em fase de produção de soluções de camiões autónomos para o mercado de logística, avaliado actualmente em cerca de «19 mil milhões de dólares».
As soluções da empresa apresentam inteligência artificial (IA) e são projectadas especificamente para aplicações de logística, como transporte de contentores dentro e entre portos e armazéns. A empresa explica que a tecnologia de IA da Trunk permite o transporte de mercadorias 24 horas por dia, 7 dias por semana, com envolvimento humano limitado. «Este é um passo fundamental para alcançar a automação logística no futuro próximo», afirma o Ingo Ramesohl, director administrativo da RBVC.
A Trunk fornece tecnologia para fabricantes de camiões, que incluem software de gestão de frota e controlo remoto, certificado para uso automóvel (ISO 26262) e pode ser totalmente integrado nas plataformas operacionais do cliente, como sistemas operacionais de terminais em portos.
«Os módulos de percepção, tomada de decisão e planeamento do tronco oferecem a melhor precisão de localização do sector. Ao alavancar redes neurais especialmente projectadas, bem como tecnologias de inferência e robótica, a Trunk pode adaptar com precisão as suas soluções às necessidades do cliente. Ao fazer isso, a empresa está a contribuir para compensar uma crescente escassez de motoristas, economizando energia e facilitando fluxos de trabalho tediosos». Já foram estabelecidas parcerias, como com o China Merchant Port, o maior operador portuário da China.
Sobre a aposta da Bosch , Zhang Tianlei, CEO da Trunk, refere que: «É o líder global em tecnologia automotive, pelo que o seu investimento irá contribuir para aumentar a competitividade da Trunk, bem como a nossa capacidade de fornecer serviços profissionais de camiões autónomos aos nossos clientes.»
Camiões autónomos são a chave para responder aos desafios de negócio no sector logístico?
Devido ao aumento do consumo interno na China a procura por serviços de logística no país regista um crescimento significativo. Este facto associado há escassez de motoristas de camião qualificados, gera um problema no acompanhamento da procura existente. As empresas acreditam que a tecnologia de camiões autónomos é a chave para enfrentar esses desafios. Para além disso, tem também «o potencial de revolucionar o sector de logística, não apenas na China, mas no mundo».