A Arvato Supply Chain Solutions abriu um novo centro logístico em Parla, a cerca de 20 quilómetros a sul de Madrid. Nas instalações de 25.000 metros quadrados, este operador internacional de serviços para a cadeia de abastecimento e comércio electrónico, vai tratar de toda a logística e distribuição do comércio online de uma «grande empresa» no sector da moda.
“O novo negócio em Parla confirma a nossa estratégia de crescimento focada no comércio electrónico e actividades orientadas para o cliente final”, diz Emilio Juaranz, Director Executivo da Arvato Supply Chain Solutions em Espanha. “Neste sentido, a Espanha é um mercado com grande potencial, no qual pretendemos continuar a envolver-nos no futuro”. Ao mesmo tempo, a Espanha é uma parte importante da rede internacional da Arvato. Por exemplo, para além de Parla, a empresa já opera duas outras localizações em Alcalá de Henares, com um total de cerca de 28.000 metros quadrados de armazenagem. Emilio Juaranz: “O objectivo geral da Arvato é expandir ainda mais a sua rede global de localizações a fim de oferecer aos clientes infra-estruturas escaláveis e um elevado grau de flexibilidade. Assim, podemos apoiá-los no crescimento dos seus mercados prioritários e dar-lhes acesso rápido a novos mercados”. Para este fim, foram também feitos investimentos na rede global da Arvato Supply Chain Solutions em 2021 – vários projectos logísticos totalizando mais de 250.000 metros quadrados estão actualmente a ser implementados em todo o mundo.
O centro de distribuição em Parla também faz parte desta estratégia. A Montepino Logística, um dos principais promotores e gestores de activos imobiliários logísticos em Espanha, renovou o novo edifício. O moderno edifício tem uma altura de onze metros e está equipado com 25 rampas para carga e expedição de mercadorias. Com a sua localização na área metropolitana de Madrid, próximo dos principais centros de transporte e acesso à autoestrada A-42 que liga Madrid a Toledo, o local cumpre todos os requisitos para a rápida distribuição das encomendas exigidas pelo florescente sector do retalho online.
“No novo centro logístico, iremos criar uma média anual de cerca de 600 novos empregos, que irão assegurar operações 24 horas por dia, 7 dias por semana, em três turnos”, diz Emilio Juaranz, sublinhando a importância deste centro de logística e distribuição para a região. “Este número pode aumentar para cerca de 1.000 empregos durante as épocas de maior actividade, que impliquem expedição de números especialmente elevados”.
Em termos de sustentabilidade, o centro de distribuição também estabelece novos padrões. Foi remodelado pela Montepino Logística de acordo com os «mais altos padrões de qualidade», sustentabilidade e eficiência e está definido para ser certificado com o padrão Ouro do sistema de classificação LEED (“Leadership in Energy and Environmental Design”) concedido pelo US Green Building Council para edifícios sustentáveis.