A PVH Europa, sede global da Tommy Hilfiger e os escritórios europeus da Calvin Klein, ambos propriedade da PVH, anunciou a instalação do que acredita ser «o melhor e mais poderoso» telhado solar actualmente operacional, no seu Armazém e Centro de Logística de última geração, em Venlo, nos Países Baixos.
Alimentado por mais de 48.000 painéis solares, o telhado solar cobre o consumo de electricidade do Centro, além de fornecer indirectamente 100% de toda a energia para os armazéns, escritórios e lojas da PVH Europe nos Países Baixos, através da rede de energia pública holandesa. O parceiro de energia da PVH Europe, a Eneco, certificou que toda a energia necessária para alimentar esses edifícios é gerada pela nova instalação no telhado. O Venlo Warehouse and Logistics Centre é propriedade da Heylen Warehouses, uma empresa belga de imobiliária logística, em joint venture com a AG Real Estate, mantendo a IZEN como parceiro técnico da instalação do telhado.
A empresa explica que: «Esta é mais uma conquista na missão da PVH em adquirir 100% da sua eletricidade de fontes renováveis para os seus escritórios, armazéns e lojas e de reduzir em 30% as emissões de carbono da sua cadeia de abastecimento, até 2030. Este empenho está vinculado às metas de emissões da PVH, de base científica, e alinhado com as ambições de descarbonização estabelecidas pelo Acordo de Paris.» É também uma das prioridades delineadas na estratégia de responsabilidade social corporativa do grupo, em Fashion Forward, visando reduzir os impactos negativos a zero, aumentando os impactos positivos a 100%, e assim «melhorando mais de um milhão de vidas ao longo da cadeia de valor do grupo».
O Armazém Venlo é o principal centro de distribuição da PVH Europe, com 11,000m². «Este é um marco incrível para o nosso Armazém e Centro de Logística em Venlo e para a jornada de sustentabilidade da PVH Europa», diz Martijn Hagman, CEO da Tommy Hilfiger Global e PVH Europe. «Participamos na instalação do que acreditamos ser agora o telhado solar mais poderoso e totalmente operacional do mundo – um grande avanço no nosso compromisso de consumir apenas energia renovável até 2030 e de reduzir as emissões da cadeia de abastecimento em 30% até 2030.»
Philippe Deschilder, CEO da Heylen Warehouses diz acreditar que os edifícios logísticos serão a próxima geração de centrais de energia solar. «A parceria com a PVH Europe para o projecto do telhado solar contribui para a nossa ambição de investir em energia renovável, criando valor acrescentado para os nossos clientes, e permitindo-lhes reduzir a sua pegada ecológica.»
Actualmente, são distribuídas diariamente até 600.000 peças Tommy Hilfiger e Calvin Klein a partir do Armazém e Centro de Logística PVH Europe, em Venlo, para pontos de venda, incluindo lojas próprias, na Europa, Médio Oriente e África, e directamente a clientes finais.
A PVH é membro da RE100, a iniciativa corporativa de electricidade renovável liderada pelo Climate Group, e que se comprometeu a adquirir 100% da sua electricidade de fontes renováveis até 2030.