Grupo de investidores liderados pelo Alibaba Group e sua unidade Cainiao irão investir 1,38 mil milhões de dólares por uma participação aproximada de 10% na empresa chinesa de entrega expressa ZTO Express, segundo anúncio feito terça-feira passada.
O acordo, que deve ser fechado no início de junho, é um investimento estratégico que visa aprofundar a colaboração entre a Cainiao e a ZTO, com enfoque no crescimento do Novo Retalho – um modelo de retalho que mescla o comércio online e offline através da tecnologia. A Cainiao opera uma plataforma de informação e logística ligada a fornecedores de logística, armazéns e centros de distribuição para garantir a «máxima eficiência» na entrega.
O investimento irá reforçar o foco da Cainiao e da ZTO, nas capacidades de recolha e entrega de primeira e última milha (first- and last-mile), gestão de armazém, logística transfronteiriça e soluções inteligentes baseadas em tecnologia.
A ZTO tem sido um parceiro importante do Alibaba Group e da Cainiao Network no desenvolvimento da nova economia digital. A contínua expansão do Novo Retalho está a catalisar novas oportunidades e ofertas em logística”, disse o CEO da Alibaba, Daniel Zhang, que também preside o conselho de administração da Cainiao. “Esse investimento estratégico fortalecerá as sinergias entre os nossos negócios em comum para criar novo valor e melhorar a experiência de comerciantes e consumidores”.
O setor de logística da China é altamente competitivo com as suas próprias características únicas e apresenta muitas novas oportunidades pela frente, disse Lin Wan, presidente da Cainiao.
Este investimento permitirá à Cainiao e à ZTO impulsionar a inovação e o desenvolvimento conjunto para acelerar a digitalização da indústria. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com os líderes do setor, incluindo a ZTO, para melhorar a nossa infraestrutura de logística e ampliar as nossas ofertas de serviços para atender à crescente procura do Novo Retalho”, disse ele.