A Adega de Borba (AB) implementou a solução Business Analytics da Primavera BSS para acelerar e simplificar o acesso a informação analítica de apoio às decisões. Este sistema de análise de dados, que disponibiliza indicadores de desempenho e dashboards de gestão detalhados, permite aos responsáveis pelas diversas áreas de negócio tomar decisões consolidadas, com base em informação consistente e atualizada ao minuto.
«Pretendíamos ter indicadores bem definidos e uma base única e segura para a tomada de decisão. Com o Business Analytics, acedemos aos Dashboards que pretendemos sobre diversas áreas a qualquer hora e em qualquer lugar. Os vários perfis de gestão trabalham, agora, sobre a mesma fonte de dados e acedem a informação útil, no momento, sobre as suas áreas de atividade, quer seja o responsável pelas compras, o diretor de produção, o diretor comercial, o responsável financeiro ou a administração. A informação é mais fidedigna e somos muito mais rápidos a tomar decisões. Esta agilidade é essencial num mercado tão competitivo como o nosso dos vinhos», explica Sílvia Mendes, diretora financeira da AB.
Antes de implementar a solução tecnológica, a AB, composta por 270 produtores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha, dedicava «muitas horas e recursos na recolha de dados atualizados», de padrões ou informação sobre tendências, produtos mais consumidos por região, entre outros dados. «Tratava-se de um processo moroso e rapidamente desatualizado». Com um volume de faturação superior a 19 milhões de euros, um volume de exportações de 25%, e a comercialização de cerca de 20 marcas, a informação disponibilizada pela solução Business Analytics permite à AB «antecipar tendências de consumo e agir rapidamente consoante a evolução de cada mercado».